Conforme os anos foram passando, aprendi que algumas palavras não fazem muito sentido para as crianças ou têm outros significados ou, simplesmente, não existem... Por exemplo, dizer "andar" é o mesmo que "correr". "Não" não existe! Elas ouvem apenas a palavra seguinte: "não corram!", elas ouvem "corram"! Com o tempo, a gente descobre como conversar com elas...
Sabe aquele gato do comercial, que ouve a dona conversando com ele: "bla, bla, bla, bla, Whiskas Sache! Bla, bla, bla, Whiskas Sache". Acho que algumas crianças são assim: "bla, bla, bla, brincar, bla, bla, bla, bla, brincar", enquanto eu estou falando: "parem de brincar e venham para a roda. Depois vocês vão brincar...". Bom, todos nós temos ouvido seletivo, não?
As crianças parecem ouvir com os olhos e ver com as mãos! Nas explicações, é sempre bom falar com o corpo, para as crianças "ouvirem" com os olhos. Elas são ótimas observadoras. E quando algo novo aparecer, elas vão querer ver muito bem! Vão colocar as mãos para ver melhor, ué? Por isso, exposições em que as crianças podem tocar são tão legais!!! Bruno Munari que o diga!
sábado, 17 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lu querida
ResponderExcluirmuio legal seu cantinho
parabe'ns!
beijocas